Explicações

Chassi: O RG do automóvel

07/03/2010 12:13
Por mais que o termo chassi tenha caído em desuso após os carros mais modernos utilizarem um monobloco em sua fabricação, esta palavra ainda continua popular quando queremos mencionar a identificação de um automóvel. Cada carro possui um número de produção e nesta “linha de códigos”, cada...

Suspensão e seus componentes

07/03/2010 12:03
1-) Amortecedores Função: Diferentemente do que muita gente pensa, o amortecedor não é responsável por absorver aquelas pancadas quando o carro cai num buraco. O amortecedor funciona como um freio, que pára as oscilações da mola, causadas pelas irregularidades do piso. Ou seja, mantém o...

Desvendando os mitos

06/03/2010 18:21
Nem todas essas normas são conhecidas pelos condutores brasileiros. Algumas existem realmente e outras foram criadas pelo imaginário popular, vamos desvendar estes mitos: Dirigir sem camisa pode? Pode. Os motoristas precisam obedecer a uma série de regras para dirigir, mas nem todas essas...

Categorias de habilitação

06/03/2010 18:17
Para os que já tiraram a carteira de motorista esta é uma questão banal. Ou não! Você sabe quais são todas as categorias de habilitação? Tente dizer todas e para que serve cada uma antes de ler este post. Se não conseguiu, olhe abaixo e mate mais esta curiosidade. O art. 143 do Código de...

Teto-Solar

06/03/2010 18:12
Comum como equipamento de série em veículos sofisticados (em geral, dos médios para cima), o teto solar é, segundo algumas montadoras, item que deve estar previsto no projeto do carro.O que poucos sabem é que este item pode ser adicionado a carros usados ou que não vieram com este refrescante...

As cores e letras das placas dos carros

06/03/2010 17:45
                        Em São Paulo encontramos placas de carro nas cores preta, azul, branca, vermelha e etc. Mas, afinal, qual é a lógica das letras e cores nas placas dos carros? No...

Troca de velas

06/03/2010 17:43
O papel das velas é produzir faíscas elétricas geradas pelos eletrodos dispostos em suas extremidades. Essas faíscas são as responsáveis pela queima da mistura oxigênio-combustível, que gera a energia necessária para o trabalho do motor e, conseqüentemente, para a movimentação do...

Airbags

06/03/2010 17:39
No Estados Unidos, Japão e paises da Europa, é obrigatório que os carros saem com airbag de fábrica, no lado do passageiro e do motorista. No Brasil não é dado muita importância aos mecanismos que protegem. Apenas 25% dos carros saem de fábrica com airbag, destes 5% são em carros...

Veículos rebaixados

06/03/2010 13:06
   Qualquer alteração em algum componente do carro pode comprometer a carroceria e principalmente a dirigibilidade, portanto é preciso ter muita cautela se desejar rebaixar seu veículo. O método mais utilizado para rebaixar um veículo é o corte das molas. Outra opção seria a...

Amortecedor

06/03/2010 13:03
Muita gente fala que o prazo definido para durabilidade do amortecedor é de 40 mil quilômetros, e que deve ser feita a troca. Mas na verdade é pura enganação, não existe ao certo uma quilometragem para a troca, pois depende de como o veículo foi usado. Se o veículo roda sobre estradas de terra...