Teto-Solar

06/03/2010 18:12

Comum como equipamento de série em veículos sofisticados (em geral, dos médios para cima), o teto solar é, segundo algumas montadoras, item que deve estar previsto no projeto do carro.O que poucos sabem é que este item pode ser adicionado a carros usados ou que não vieram com este refrescante acessório de fábrica. Existem, portanto, duas linhas do acessório: a original de fábrica e a instalada após a compra do veículo.

Quem quiser instalá-lo deve procurar a própria fabricante ou uma empresa especializada. Se o serviço for malfeito, o carro poderá apresentar problemas como infiltração de água, por exemplo.

No Brasil, há poucas empresas que instalam o item. É necessário que o instalador seja de confiança e checar se os produtos são novos, ainda na caixa. A mão de obra é complicada, instalar o teto não se resume a cortar a chapa do carro e colocar um vidro.

Os valores variam de acordo com os modelos e oficina que você escolher para instalar. De acordo com pesquisa do Estadão, os valores vão de mil a oito mil reais.

Na limpeza do acessório deve-se utilizar apenas água e sabão neutro. Nunca aplicar graxa, grafite ou lubrificantes.

Especialistas afirmam que um mês após a instalação o proprietário do veículo deve voltar à loja para fazer a primeira revisão. Já a segunda é feita após 11 meses e as demais, anualmente.

Fonte: Estadão

Voltar