Xingar no trânsito

06/03/2010 12:06

Quem nunca viu ou participou de uma discussão no trânsito?

As discussões no trânsito só aumentam o stress das pessoas e pode acabar em algo mais grave, como ofender alguém ou até mesmo começar uma briga. Não existe nenhum artigo do Código de trânsito que trata disso, mas em menos de uma semana duas mulheres entraram contra pessoas que xingaram e ofenderam-nas no trânsito, e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal deu razão a duas.

A comerciante Elza Maria dos Santos foi uma das vítimas de um motorista que tem o pavio curto, ela estava em seu carro parada no sinal fechado quando veio um senhor até o carro dela muito alterado xingando-a de má motorista, idiota e burra. Ainda ameaçou a mesma, dizendo que iria passar por cima com seu carro se ela não tirasse o dela da frente. Então saiu cantando pneu e foi embora.

Um vendedor de sorvete estava próximo e anotou a placa do condutor. A condutora Elza processou o motorista irritado e ganhou a causa, vai receber R$ 3,6 mil.

O outro caso foi da dona-de-casa Marcelina Lopes, que entrou na justiça contra uma empresa de ônibus após o motorista ter brigado com ela por querer descer pela frente devido ter um problema na perna. Marcelina vai receber R$ 5 mil de indenização.

No caso das duas, o juiz levou em conta a humilhação sofrida pelas vitimas perante os demais e aos terceiros, por isto, ambas ganharam seus respectivos processos. E têm na aplicação da indenização um caráter punitivo e educativo aos condutores chamados “pavios curtos”.

As frotas não param de crescer, com isto os engarrafamentos vão aumentar. Por isso, ter paciência será cada vez mais necessário, e agora com decisões como estas da justiça, o condutor pensará duas vezes antes de xingar, ajudando assim a reduzir a violência no trânsito.
Acontecendo algum fato estressante no trânsito, tenha calma, converse com a outra pessoa sem exaltações e resolva de forma civilizada!

Fonte: G1
Voltar