O vidro de segurança é usado em automóveis e existem dois tipos:
Laminado
Começaram a colocar esses vidros nos automóveis nos pára-brisas dois carros em 1927, para produzir esse tipo de vidro o fabricante insere uma fina camada de filme plástico transparente e flexível chamado polivinil butiral (PVB) entre duas ou mais placas de vidro.
Esse filme plástico mantém o vidro no lugar quando ele se quebra, diminuindo os ferimentos causados por pedaços por pedaços lançados no ar e mantém os passageiros dentro do veículo em caso de acidentes.
O vidro laminado também reduz a transmissão de sons de alta freqüência e bloqueia 97% da radiação ultravioleta.
Há uma tendência de a indústria automobilística aplicar vidro laminado também nas janelas dos automóveis.
Temperado
O vidro temperado é um único pedaço de vidro, que é aquecido e depois resfriado rapidamente para endurecê-lo, assim se tornando temperado.
O vidro temperado aumenta sua resistência de 5 a 10 vezes e se quebra de uma maneira diferente de um vidro transparente comum.
Quando ele é estilhaçado, ao invés de quebrar em pedaços com pontas afiadas ele se quebra em pequenos pedaços parecidos com cristais, sem bordas afiadas.
No veículo esse vidro é usado nas janelas laterais e traseiras.