Trocando rodas originais por rodas esportivas

15/03/2010 12:58

Saiba o que fazer para colocar rodas esportivas no carro sem ter problemas. Você é ligado em modificação de carros e gosta de um visual totalmente inovador, então leia as dicas de como deixar seu carro bonito sem ter problemas. As rodas são uma das principais peças mexidas no carro de quem gosta de tuning. E com certeza a modificação das rodas originais por rodas esportivas de aro maior, deixa o carro com uma aparecia bem diferente e que chama a atenção de qualquer um por onde passa.
Mas, é necessário ter alguns cuidados. A mudança de componentes, como rodas, por motivos estéticos pode exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho. É importante ficar atento a lei do código de transito. De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta na resolução 292 do Denatran, é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos pára-lamas.

Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.
Antes de qualquer alteração é preciso considerar o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu e também a descrição de serviço do pneu, representados pelo índice de carga e também pelo símbolo de velocidade. Os fabricantes de pneus alertam que o novo pneu deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais. Esse é o limite, sendo que o ideal para carros de passeio seja uma diferença abaixo de 2%.

Voltar