Sistema Para Pneus Off-Road

19/03/2010 12:18

Alguns fabricantes codificam os pneus para veículos para caminhonetes e jipes, de maneira diferenciada. A marcação é do tipo AAxBB RCC onde:

• AA indica o diâmetro máximo do pneu, em polegadas.
• BB indica a largura máxima do pneu, em polegadas.
• A presença do R indica se tratar de pneu radial.
• CC indica o diâmetro da jante/roda.
Exemplo de pneu codificado por este sistema:
31x10.5 R15 - trata-se de um pneu com diâmetro externo nominal de 31 polegadas, 79 centímetros, largura de 10,5 polegadas (267 mm), radial, para ser montado em roda aro 15 polegadas.

É importante saber que pneus de mesma medida nominal podem ter na prática tamanhos até 5% diferentes devido a diferenças de fabricantes e desenhos.
As larguras dos pneus raramente corresponde a verdadeira largura das bandas de rodagem, geralmente são medidas a partir de sua secção, contada a partir dos flancos (laterais).

Sistema TRX

Foi introduzida pela Michelin, e tinha construção diferenta para os pneus, obrigando o uso de rodas especiais. Para evitar que consumidores tentariam colocar pneus normais em rodas TRX, as medidas eram definidas em milímetros, inclusive o diâmetro da roda. Outras fabricantes a aderir à sistema eram Avon e Goodyear.

Apesar de vantagens em comportamento dinâmico, a sistema TRX nunca foi um sucesso. Usado em carros como Ferrari, Saab, Jaguar, BMW 7, Citroen CX, Ford Mustang, entre outros, os donos geralmente optaram para trocar pneus e rodas para combinações convencionais, em vez de gastar uma fortuna para um jogo de pneus novos.

Voltar