Quer que eu cheque o óleo?

05/03/2010 18:13

É difícil pararmos no posto de gasolina sem o frentista perguntar: “Quer que dê uma olhadinha no óleo? “.  Checar esse fluído é essencial! Pois, com o passar do tempo ele tende a perder a viscosidade, o que faz com que aja o atrito das peças do motor,  comprometendo o funcionamento deste,  prejudicando sua vida útil,  o desempenho e até aumentando o consumo de combustível.

Você deve fazer as trocas de óleo dentro dos limites de quilometragem estabelecidos para cada tipo de fluído.  E além disso, acompanhar o nível do óleo, pois com o uso do carro ele tende a baixar, e enquanto não chega a hora de trocá-lo novamente, você deverá  completar o nível.

Geralmente, os frentistas dos postos não se atentam a marca do óleo que você já utiliza, o aconselhável, é ficar sempre com a mesma marca e o tipo de óleo que você já possui no reservatório do motor. Por isso, as montadoras aconselham trocar ou completar o óleo em concessionária autorizada. Mas, se você tomar toda a cautela, é possível realizar a troca em postos de serviço ou até mesmo sozinho. É importante também, fazer a medição com o motor do carro frio, aguardar pelo menos três minutos com o carro desligado, para que todo o óleo do motor escorra para o cárter e você faça uma avaliação do nível correta.

Para saber qual é o lubrificante adequado para seu veículo consulte o “Manual do Proprietário” na seção referente a manutenção.

Fonte: G1
Voltar