Posição correta para dirigir o carro

06/03/2010 17:50

Dirigir em uma posição desconfortável, além de tornar o percurso desagradável, pode trazer consequências físicas que continuarão presentes depois de você sair do carro.

Mesmo sendo de marcas e modelos diferentes, a maioria dos carros seguem padrões internacionais que fazem com que qualquer pessoa, independentemente do tamanho ou peso, possa encontrar sua posição ideal para dirigir.

Acompanhe algumas dicas:

1-) Quando for possível regular, ajuste a altura do assento para que fique a cerca de 30 cm do chão do carro. Caso não seja, eleve a altura com um acessório, como uma almofada.

2-) Distância: a distância do volante deve permitir que as pernas estejam dobradas em um ângulo de aproximadamente 135 graus.

3-) Inclinação: incline o encosto entre 15 e 25 graus, o que gera um ângulo entre as coxas e os quadris de 110 a 120 graus.

4-) Volante: muitos carros modernos permitem ajustar a altura e a distância do volante. Coloque-o de tal maneira que os braços não fiquem totalmente esticados nem muito dobrados.

5-) Apoio de cabeça: ajuste-o bem perto do centro da cabeça. A parte superior deverá ultrapassar a linha limite da cabeça. O centro de gravidade da cabeça deve ficar apoiado nesse encosto. Se não puder ajustar o apoio de cabeça, ajuste o encosto do banco.
A parte superior do protetor do pescoço deve ficar na linha dos seus olhos ou da parte superior das suas orelhas. Não importa se o apoio de cabeça se projeta para cima. O prejudicial é que fique muito abaixo, porque a cabeça pode ir para trás.

6-) Ajuste o cinto de segurança de modo que a correia superior não passe pelo seu pescoço nem muito abaixo, e sim entre o peito e a clavícula.

7-) Se o carro não tiver portas traseiras, use o banco do carona para a entrada e a saída de passageiros da parte de trás. Assim a posição do motorista não será alterada.

8-) Se o carro for utilizado por mais de uma pessoa, antes de sair ajuste a posição correta para você.

9-) Dirigir com conforto e segurança não depende só da sua posição. É importante que o interior do carro não esteja quente demais, o que causa cansaço e sonolência.

Fonte: Super Simples

Voltar