O esquecido retrovisor interno

27/07/2011 19:41

Vai ai umas dicas para você cuidar bem do retrovisor interno do seu veículo.

A primeira dica, que deveria ser repetida como um mantra, é: seja gentil com o retrovisor interno do seu veículo. Retrovisor interno não é cabide e muito menos espelho de salão de beleza. Retrovisor também não é joystick de videogame.

Quem curte enfeites pendurados no retrovisor interno não deve exagerar no tamanho e nem no peso do bibelô. Objetos pesados ou muito longos podem comprometer a estrutura do retrovisor e ainda distrair a atenção do motorista.

Para quem usa o retrovisor interno como espelho para dar aquele trato no visual, um alerta: esse torce e retorce constante pode danificar o equipamento. É bom lembrar que um retrovisor interno não é um simples pedaço de espelho preso a um suporte.

Alguns carros mais sofisticados contam com retrovisores eletrocrômicos, equipados com sensores de luminosidade e um sistema elétrico capaz de eliminar os reflexos de luz que causam ofuscamento. Em outras palavras, consertar um retrovisor interno quebrado pode dar trabalho sim e custar caro.

Se o carro em questão não tem aqueles espelhos de cortesia instalados no para-sol, os motoristas vaidosos podem comprar um espelho pequeno (desses que parecem um estojinho) e deixar no porta-luvas ou no porta-treco. Esses espelhinhos custam pouco e ainda evitam aquelas cenas constrangedoras do indivíduo todo esticado, cutucando um cravo, ou da mocinha, sentada na pontinha do banco, retocando o batom no sinal fechado.

Na hora de ajustar o retrovisor interno, nada de puxões e empurrões. Use as duas mãos para ter mais firmeza. Movimentos suaves ajudam a manter o equipamento em boas condições por mais tempo.

No quesito limpeza, use uma flanela limpa ou outro tecido macio para manter o retrovisor limpo e livre de gordura, tanto na face onde fica o espelho quanto na do acabamento. Panos sujos podem riscar o espelho e danificar o acabamento. Em caso de emergência, vale usar lenços de papel. Só tome cuidado, pois, dependendo da situação, o papel esfarela e pode deixar resíduos.

Cuidado com produtos de limpeza de uso doméstico. Use apenas produtos recomendados para fins automotivos. Se tiver dúvidas quanto à limpeza, verifique as recomendações do manual do proprietário do seu veículo.

Caso você use algum produto automotivo com filtro solar para proteger o painel, não se esqueça de aplicar um pouquinho dele no acabamento e na haste do retrovisor interno.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br/

Voltar