Mantenha a bateria em ordem

12/11/2010 00:21
Cuidar da bateria pode ser mais simples do que muita gente imagina. Basta seguir alguns cuidados para não ficar na mão.
 
— Não deixe seu veículo parado por muito tempo (mais de uma semana). A bateria corre o risco de descarregar.
 
— Evite usar deixar faróis, rádio, GPS e outros equipamentos elétricos quando o carro estiver desligado. A bateria pode ficar descarregada.
 
— Antes de instalar novos acessórios, verifique a capacidade máxima da bateria. Sistemas de som potentes, por exemplo, consomem mais energia. Confira se será necessário usar uma bateria de maior capacidade. Verifique também se o alternador do seu carro é capaz de alimentar essa nova bateria.
 
— Fique atento aos indicadores do painel de instrumentos. Se a luz de bateria permanecer acesa depois da partida do motor, ou se ela acender com o carro em movimento, pode ser o sinal de algum problema com o alternador. Nesse caso, leve seu carro à sua oficina de confiança para verificar o que está acontecendo.
 
— Periodicamente, verifique se a bateria está bem fixada no suporte que a acomoda. Quando a bateria está solta, ou mal fixada, o desgaste é mais rápido.
 
— Mantenha o corpo da bateria seco e limpo. Use um pano úmido e antiestático para limpá-la e, para a sua segurança, nunca toque nos contatos.
 
— No caso das baterias convencionais (aquelas que não são seladas), não se esqueça de abastecê-las com água destilada periodicamente.
 
— Nunca acenda fósforos ou isqueiros perto da bateria. A chama pode causar a explosão dos gases provenientes da bateria. Use uma lanterna sempre que precisar checar as condições da bateria do seu carro em locais com pouca iluminação.
 
— Periodicamente, leve o carro à sua oficina de confiança para uma verificação completa do sistema elétrico. É importante conferir as condições da correia do alternador, o funcionamento do sistema de carga e o estado geral da bateria, entre outros detalhes.
 
— Na hora da troca por uma nova, devolva a bateria usada. Baterias velhas ou usadas não podem ser descartadas com o lixo doméstico. Elas contêm elementos tóxicos e devem ser encaminhadas para reciclagem e tratamento adequado.

 

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar