Muitos afirmam que a fiscalização não é mais a mesma - e em São Paulo não é mesmo - mas mesmo assim a Lei Seca parece ter pegado no Brasil, quem confirma isto são os números de pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Prestes a completar dois anos de existência, a Lei começa a produzir números animadores.
Segundo levantamento realizado pela instituição, o índice de mortes causadas por acidente de trânsito diminuiu 6,3% nos 12 meses após o início da Lei Seca, se comparado com os 12 meses que antecederam a aplicação da lei. Em números, foram registradas 2.302 mortes a menos no período. O total de óbitos causados pelo trânsito caiu de 36.924 para 34.597 registros.
Por região, o Rio de Janeiro apresentou a maior diminuição no número óbitos causados por acidente de trânsito, com queda de 32%.
Por região do País, a taxa de mortalidade caiu 32,5% no Rio de Janeiro, 18,4% no Espírito Santo, 17,4% no Distrito Federal, 17% em Alagoas, 12,5% em Santa Catarina, 8,6% na Bahia, 7,7% no Paraná e 7% em São Paulo.
O percentual de melhor ainda é pequeno se formos pensar apenas em números, mas é importante lembrar que por trás de cada número destes existe uma vida, então já é um ótimo começo. Com maior fiscalização estes números seriam melhores?
Fonte: Carsale