Lamborghini Gallardo

06/03/2010 23:47

A parceria formada entre a marca italiana Lamborghini e a Audi prometia dar bons resultados. O primeiro fruto desta união foi apresentado oficialmente ao público no Salão de Genebra de 2003. Trata-se do Lamborghini Gallardo, um super esportivo de design mais arredondado que o Murciélago, mas cujas linhas são muito semelhantes, o que o levou a ser chamado de baby Murcielago por diversas pessoas. É a primeira vez em mais de 10 anos, que a Lamborghini lança no mercado um segundo modelo no mesmo ano.

O nome que foi escolhido para batizar esta nova super máquina da Lamborghini - assim como diversos outros carros da marca - é proveniente de uma raça de touros de combate que remonta ao século XXVIII, cujo responsável era Francisco Gallardo, posteriormente integrada na ganadaria de Don Antonio Miura, outro tradicional criador, que tambe'm emprestou seu nome para batizar o célebre Lamborghini Miura. Feroz e robusto - de cor negra ou cinza escura - o touro Gallardo era símbolo de coragem, bem como força e agressividade, características que o tornaram famoso dentro das arenas.

Um nome e características que bem se adaptam ao compacto e potente propulsor V10 de 5.0 litros, com bancadas a 90º, duplo comando de válvulas por bancada com variador de fase e lubrificação a cárter seco, capaz de gerar 500 cv de potência a 7800 rpm e o torque máximo de 52 m.kgf a 4.500 rpm, sendo 80% deles disponíveis já a 1500 rpm. A posição do propulsor é traseiro-central. Com uma velocidade máxima anunciada de 309 km/h, este super esportivo necessita de apenas 4 segundos para partir da imobilidade e alcançar os 100 km/h. Números não tão expressivos quanto os do Lamborghini Murcielago, o top de linha da marca italiana, que precisa de 3,6 segundos para a mesma marca e, cujo ponteiro do velocímetro chega aos 331 km/h!



O novo carro compartilhará o chassis tubular e alguns elementos mecânicos com o Audi RSR, versão de produção do conceito Rosemeyer. Chassis e carroceria, em alumínio, serão construídos na fábrica Quattro GmbH, em Neckarsulm, na Alemanha, mas a montagem final do carro será em Sant'Agata Bolognese, na Itália, casa da Lamborghini. Trata-se de uma estrutura em alumínio, com elementos extrudados e fundidos, com bastante leveza, porém de grande rigidez torsional. Com 4,3 metros de comprimento, o novo Lamborghini conta com uma carroceria concebida totalmente em alumínio, que o faz ter um peso total de apenas 1430 quilos.

Embora de design semelhante ao Murciélago, o Gallardo terá portas convencionais, em vez das habituais "tesouras", e um spoiler traseiro que surge apenas em alta velocidade. O Gallardo vem equipado com uma transmissão manual de seis velocidades, com opção da caixa sequencial 'e.gear', permitindo que as trocas sejam feitas no volante. A tração integral permanente, distribui 70% do torque às rodas traseiras, mas pode chegar a 80% em condições extremas de aceleração, ou dividir em 50% por eixo, na iminência de perda de tração traseira.

O Gallardo vem equipado com rodas de 19 polegadas e pneus 235/35 à frente e 295/30 na traseira. Os freios são em discos ventilados nas quatro rodas com 365 mm à frente e 335 mm atrás, com pinças Brembo. Construído em material mais leve, o Lamborghini Gallardo também tem preço bem mais leve: custará cerca de 70 000 euros, ante os 223 000 do Murciélago! Agora está mais fácil ter um Lamborghini (...rs!). A marca italiana prevê fabricar entre 800 a 850 unidades do Gallardo até ao final do ano, elevando este volume para 1300 unidades em 2004.

Voltar