Equipamentos de segurança

06/03/2010 12:43
                           

Muitos motoristas deixam passar despercebido na maioria das vezes, um dos assuntos mais importantes de um automóvel os equipamentos de segurança, que quando surge este tema, geralmente apenas o modo de condução é citado, deixando de lado os itens que realmente compõem o carro.

Começando com o item mais básico de todos que é o cinto de segurança, item essencial para assegurar a integridade física de todos que estão no automóvel e que por lei seu uso é obrigatório, e mesmo com muitos brasileiros já terem acostumado a usá-lo, ha os ainda o despreza. O mais comum de acontecer é você ver motorista com uma peça que parece um grampo, deixando o cinto mais folgado, tem ainda uns que vão além e apenas passam pela frente do corpo, sem travá-lo, para confundir os agentes de trânsito e não levarem multa.

Vale ressaltar que esta peça que permite que o cinto fique mais folgado compromete o funcionamento do mesmo, podendo causar ferimentos evitáveis, outra coisa que não se deve esquecer é que os passageiros do banco traseiro também utilizem o cinto, pois se ocorre um acidente mais grave e estes não estão usando o cinto seus corpos serão jogados para frente com muita violência e poderão prensar os ocupantes da frente ocasionando seqüelas ainda maiores e mais graves.

Verifique sempre os engates e os pontos de fixação dos cintos de segurança certificando-se que estão bem presos e conservados, as tiras devem ter costuras firmes e preservadas, seus mecanismos também devem ser constantemente lubrificados com óleo. Sua liberação não pode ser demorada, afinal segundos significam muito em um acidente, lembrando que a manutenção deste item exige limpeza regular, que pode ser feita com um pano umedecido e uma pequena porção de detergente.

Outros itens de segurança indispensáveis, e que ainda são dispensados por muitos motoristas, são: estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio, todos obrigatórios por lei. Agora itens como o macaco e a chave de rodas são itens facultativos, porém manda o bom senso do cidadão que não falte no porta-malas.

Com o macaco, o cuidado deve ser redobrado, pois cada modelo de carro possui um local específico para o encaixe da peça e o uso incorreto pode causar sérios acidentes, siga sempre as instruções de uso vindo no manual do proprietário. No caso do estepe, ele deve sempre estar calibrado e de preferência balanceado, agora se acaso você precise utilizar o estepe e ele não estiver balanceado, prefira colocá-lo no eixo contrário ao motor já que suporta menos peso.

Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os carros devem ser equipados com extintores do tipo ABC, que combate fogo em plástico, borrachas, espuma dos bancos carpete e estofamento, combustíveis líquidos e não provocar curto-circuito. A partir de 1º de janeiro de 2010, todos os veículos em circulação já deverão portar este extintor.

Fonte: G1
Voltar