Dicas para você cuidar bem dos pneus

11/09/2010 18:32

Já demos aqui uma série de dicas sobre erros comuns ao volantes que podem estar matando a vida útil de seus pneus, além do que fazer em caso de furos. Hoje vamos falar de mais três, menos conhecidas, mas que também colaboram para que esses componentes vitais do automóvel não durem tanto quanto deveriam.

1. Pneus diferentes no mesmo eixo
Quem já não fez isso? Ao ter perda total de um pneu por furo, bolha etc, foi numa borracharia qualquer e comprou um pneu completamente diferente para ocupar o lugar daquele que "morreu".

Na substituição de um pneu que foi pras cucuias, é fundamental instalar o mesmo modelo e marca naquele eixo. Todos os modelos de pneu são diferentes entre si, com construção e disposição de lonas distintas. Isso é feito para atender às necessidades determinadas pela fabricante. Por isso, utilizar pneus diferentes no mesmo eixo leva ao desgaste irregular e compromete a estabilidade em situações críticas.

2. Fora-de-estrada na cidade
Como o próprio nome diz, lugar de pneu off-road é fora da estrada. Tem gente que roda com pneus desse tipo no dia a dia. Às vezes, o inverso também. Em ambos os casos, isso traz uma série de danos aos pneus, além de fazer o carro consumir mais combustível.

No caso de pneus off-road (de ranhuras grandes) andando a maior parte do tempo na cidade, há a diminuição da área de contato, o que prejudica a frenagem. Além disso, eles fazem mais ruído e têm desgaste irregular.

Na situação oposta, usar pneus urbanos "na roça", o problema é a falta de tração (principalmente em caso de lama) e avarias na banda rodagem (cortes e todo tipo de agressão).

3. Cuidado com o "pretinho"
Quem não gosta de sair do carro do lava-rápido com o pneu brilhando, né? Mas, infelizmente para quem curte aquela aparência de novinho, a recomendação das fabricantes é usar apenas água e sabão. É muito importante evitar o contato com produtos derivados do petróleo, mesmo ao abastecer o veículo em postos de gasolina. Caso haja contato dos pneus com qualquer tipo de solvente (óleo diesel e gasolina, por exemplo), é preciso lavá-los, para que não ocorra qualque agressão à borracha. Também há na web receitas caseiras que sugerem o uso de álcool, produto que resseca os pneus. Passe longe!

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar