Controle de estabilidade (ESP)

06/03/2010 18:23

Conhecemos o ABS, mas e o ESP (Electronic Stability Program, ou programa eletrônico de estabilidade), o que é e para que serve?

O ESP corrige eventuais falhas de pilotagem, evitando que o veículo derrape e mantendo uma trajetória segura.

Além das funções específicas para controle de estabilidade, ele reúne, num único módulo, três funções: ABS, TCS e EBD (Electronic Break force Distribution, que calcula a máxima pressão do freio que pode ser aplicada sem risco de travamento do eixo traseiro, com base nos efeitos da variação da carga do veículo).

O sistema é controlado por um processador central, um computador cujo software tem a capacidade de interpretar o comportamento do veículo e detectar se há risco de perda da estabilidade.

Para fazer a leitura dos dados, o processador central conta com o auxílio de um conjunto de sofisticados sensores.

Em cada uma das rodas há um sensor de velocidade, responsável por informar se há risco de travamento ou giro em falso.

No centro do veículo existe um sensor de aceleração lateral da carroceria e de sua rotação em torno do seu próprio eixo vertical (YAW), e finalmente existe um outro sensor instalado no volante de direção, que indica a intenção de direção do motorista.

Com as informações enviadas pelos sensores, o processador central compara o ângulo e a velocidade de esterçamento imposta pelo motorista ao volante com a resposta do veículo, medida pelo sensor de aceleração lateral e YAW.

Havendo diferença entre as duas medidas, o ESP, sem nenhuma intervenção do motorista, poderá reduzir o torque ou aplicar o freio em uma ou mais rodas para estabilizar o veículo.

Se, por exemplo, apesar de estar com o volante totalmente virado para a esquerda, o veículo estiver ameaçando derrapar para a direita - o que indicaria uma situação de desvio de emergência sem controle numa situação normal -, o ESP vai atuar freando uma ou mais rodas de forma a garantir que o veículo siga a trajetória imposta pelo motorista ao volante, e conseqüentemente sua estabilidade.

Isso ocorrerá toda vez que houver risco de perda da estabilidade.

Fonte: Bosch

Voltar