Controle de Tração

17/03/2010 12:59

O sistema de controle de tração chegou ao mercado automobilístico mundial em 1987. No Brasil, o acessório foi introduzido no Chevrolet Vectra, em 1996. Atualmente, a Bosch desenvolve o sistema para as versões mais equipadas do Vectra e do Fiat Stilo.

O segredo do controle de tração - também conhecido como TCS (Traction Control System) - está no seu processador central, que monitora a aderência dos pneus. Através de sensores instalados nas rodas, o sistema é capaz de avaliar se há risco de os pneus girarem em falso; quando isto ocorre, os freios são acionados momentaneamente - apenas na roda que está patinando -, evitando assim a perda de controle do carro.

Os veículos equipados com TCS possuem um anel magnético, localizado no cubo de cada roda. Através desse dispositivo, um sensor instalado em cada uma delas faz a leitura do movimento. Para detectar se as rodas estão girando em falso, o processador central compara o comportamento das rodas dianteiras com as traseiras. Dessa forma, o sistema interpreta uma situação de derrapagem toda vez que as rodas da frente estão girando - no caso de o veículo ter tração dianteira -, enquanto as de trás permanecem imóveis.

O módulo central também está conectado ao sistema de injeção eletrônica. Através dessa ligação, o sistema consegue monitorar a rotação de funcionamento do motor. Toda vez que os sensores das rodas detectam risco de derrapagem, o módulo central envia para a injeção de combustível uma "ordem" para reduzir o giro do motor, evitando a derrapagem.

Fonte: Bosch

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