Câmbio automatizado chega a mais modelos

10/03/2010 11:46

       

É, o câmbio automatizado - aquele sistema que evita a troca constante de marchas e dispensa o pedal de embreagem - caiu mesmo no gosto do consumidor. Além de facilitar a vida do motorista, as montadoras de veículos descobriram que ele ajuda a alavancar as vendas de seus modelos.

Batizado de Dualogic na Fiat, de Easytronic na General Motors e I-Motion na Volkswagen, o sistema traz uma série de vantagens em relação ao câmbio convencional, roubando menos potência do motor e obtendo um menor consumo de combustível, segundo os fabricantes.

O equipamento custa entre R$ 2.000 e R$ 2.500 a mais que uma transmissão mecânica normal  (ou a metade do preço de um câmbio automático), dependendo do modelo, e pode funcionar tanto na opção automática como sequencial, bastando apenas um leve toque da mão para mudar de marcha. Os mais sofisticados permitem fazer as mudanças por meio de borboletas instaladas atrás do volante. Além disso, o componente ainda pode operar nas funções normal e esportiva.

O câmbio automatizado nada mais é que uma transmissão mecânica, gerenciada por uma central eletrônica. Ela atua interligada a sensores e atuadores (acionadores elétricos ou hidráulicos), que - baseados em  informações sobre velocidade, rotação do motor e carga do acelerador - acionam o sistema de embreagem e mudam as marchas no momento mais adequado. Na função manual, exige apenas um comando do motorista.

As outras vantagens do câmbio automatizado estão no conforto ao dirigir (exige menos esforço), na durabilidade e no baixo custo de manutenção do sistema. Segundo os fabricantes dos componentes, o equipamento pode ser de 2% a 3% mais econômico em relação ao câmbio mecânico e até 10% mais eficiente que o automático.

Fonte: Blog Auto Estrada

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