Autopista Ártico: A rota mais perigosa do mundo
25/11/2010 15:02A autopista do Ártico Construida nos remotos territorios do Noroeste, a estrada entre Tibbitt e Contwoyto, Canadá, é considerada com a rota mais perigosa do mundo.
Se encontra nas regiões árticas e pecorre mais de 500 quilômetros para alcançar as gigantescas minas de diamantes do norte. Sua perigosidade radical em trecho de 85% de sua passagem transcorre sobre os lagos gelados, de modo que a capa de gelo pode romper em qualquer momento e tragar os caminhões que circulam por ela.
A rota só é transitável nos meses mais severos do inverno. Cada ano, quando o gelo adquire espessura suficiente, os equipamentos da companhia Nuna Logistics (gigantescas máquinas abrineves) abrem uma rota de dezenas de metros de largura, equivalente a uma autopista de oito partes, que permitem o transporte de caminhões de mais de 70 toneladas vindos das minas.
Para seu perfeito funcionamento, as minas necessitam de 300.000 toneladas de combustivel, explosivos e concreto.
A aventura de viagem ao norte dura mais de quinze horas, sem possibilidade de parada. Alguns dos lagos gelados têm centenas de quilômetros, os quais ser percorridos a uma velocidade não superior a 50 km/h. Se isto não for respeitado, o caminhão pode acabar criando uma onda na água, por baixo do gelo, o que pode vir a causar uma grande rachadura na estrada e consequentemente, bloqueando completamente a passagem.
Fonte: www.insoonia.com
———
Voltar