Audi R8

05/03/2010 12:29

O R8 é um modelo superdesportivo da Audi.
Ele é baseado no carro conceito Audi Le Mans Quattro, apresentado em 2003 no salão de Frankfurt.

Mudou pouco em relação ao carro conceito. A grande grelha em forma de trapézio, identidade da marca, está bem integrada à frente, mas agora com os anéis a repousar em cima do capot, e na traseira, o carro tem entradas de ar que melhoram a aerodinamica parecidas às da frente que têm a mesma função e também a de refrigerar os travões.

Conta com motor V8 de 4,2 litros e 32 valvulas (4 por cilindro) que rende 420cv (414hp) à 7800 rpm, e o faz acelerar de 0 à 100 km/h em 4,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 301 km/h.

Partilha a plataforma com o seu irmão Lamborghini Gallardo.

Com um comportamento fascinante dado o seu motor central, que equilibra a distribuição de pesos, contando também com a famosa tracção integral quattro.

Ficha Técnica

Motor: central, longitudinal V8, 32V, gasolina, injeção direta
Cilindrada: 4 163 cm3
Diâmetro x curso: 84,5 x 92,8 mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 420 cv a 7 800 rpm
Potência específica: 100,9 cv/l
Torque: 43,9 mkgf a 4 500 rpm
Câmbio: manual de 6 marchas, tração integral quattro
Carroceria: de alumínio, cupê, 2 portas, 2 lugares
Dimensões: comprimento, 443 cm; largura, 190 cm; altura, 125 cm; entreeixos, 265 cm
Peso: 1 560 kg
Peso/potência: 3,7 kg/cv
Peso/torque: 35,5 kg/mkgf
Volumes: porta-malas, 100 litros; tanque de combustível, 75 litros
Suspensão: duplo triângulo nas 4 rodas
Freios: discos ventilados perfurados nas 4 rodas, com ABS e EBD
Direção: pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Pneus: 235/40 R18 (D), 285/35 R18 (T)
Principais equipamentos de série: ar-condicionado, 6 airbags, computador de bordo, aquecedor dos bancos, faróis de leds e blocos elípticos

Voltar