Amortecedor

06/03/2010 13:03

Muita gente fala que o prazo definido para durabilidade do amortecedor é de 40 mil quilômetros, e que deve ser feita a troca. Mas na verdade é pura enganação, não existe ao certo uma quilometragem para a troca, pois depende de como o veículo foi usado.

Se o veículo roda sobre estradas de terra esburacadas, pode ter seus amortecedores destruídos aos 10 mil quilômetros, outros, que circulam somente dentro da cidade em que ruas e avenidas são asfaltadas e planas, podem atingir tranquilamente os 100 mil quilômetros, sem qualquer problema.

O amortecedor deve ser trocado apenas depois de algumas avaliações, existe um equipamento chamado Shocktester, que mede a ressonância da suspensão de um carro sobre uma plataforma e ajuda bastante a identificar problemas com o amortecedor. Mas a máquina não tem os parâmetros para comparação de todos os veículos vendidos no Brasil e existem apenas 100 unidades nos pontos de venda da empresa em todo país.

A Monroe desenvolveu um sensor que consegue medir o funcionamento do amortecedor, mas a análise visual também é muito importante, para verificar se o componente sofreu alguma pancada, se está empenado ou se apresenta algum vazamento.

Existem os amortecedores recondicionados, mas eles podem expor ao risco você e sua família, não devem ser usados. Primeiro é economicamente inviável recondicionar amortecedores, para se conseguir dar a ele as mesmas características originais, o custo seria igual ou até maior de um novo.

O amortecedor não amortece a pancada, isso é tarefa das molas, o que ele faz é impedir as oscilações da carroceria provocadas pela mola. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos irregulares. Rodar com amortecedor desgastado pode significar uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos remendados e lombadas, mesmo em baixas velocidades.

Ao contrário do que sugere o nome, o amortecedor não amortece a pancada, pois isso é tarefa das molas. O componente impede as oscilações da carroceria, provocadas pelas molas. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos irregulares. Ou seja, rodar com amortecedor desgastado pode significar uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos remendados e lombadas, mesmo em baixas velocidades.

Fonte: Vrum
Voltar