10 piores hábitos ao volante e o que eles causam ao carro

11/09/2010 18:04

Com o tempo, todo motorista encontra a forma de dirigir que mais lhe convém. E, para mudar de hábito depois, fica difícil. Afinal, ninguém acha que dirige errado, né? Mas, e se você estiver fazendo algo errado, que pode estar te custando um bom dinheiro ou, pior, pondo a sua segurança em risco?

1. Dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem
É um saco ficar trocando de marcha toda hora nos congestionamentos, não é? Aí você acha que não tem problema deixa o pé parado ali na embreagem, pronto para usá-la. Pois saiba que a conseqüência é a redução da vida útil do disco de embreagem em até 50%. E se tem uma peça que dói no bolso, é esta. Portanto, tire o pé de lá!

2. Desencanar da calibragem semanal dos pneus
Sem tempo para calibrar os pneus? Nem sabe o que é isso? É bom saber: a pressão correta nos pneus é fundamental para manter a vida útil deles. Além disso, ela impacta diretamente o consumo de combustível e o desempenho do carro. Portanto, guarde isso: reserve um dia da semana (pode ser o dia em que você completa o tanque) para a calibragem. Se não souber como fazer, peça para o frentista dar uma ajuda.

3. Frear em ponto morto ou com a embreagem acionada

Trânsito parando e você já desengata o carro ou mete o pé na embragem bem antes de brecar. Errado, meu amigo. Ao fazer isso, você deixa de usar o próprio motor para ajudar na frenagem, pois está aliviando o peso nas rodas. Os efeitos são o desgaste prematuro das pinças e lonas de freio e aquecimento excessivo do fluido, o que causa o aumento do espaço de frenagem. Por isso, o ideal é reduzir a marcha e brecar com suavidade, gradualmente.

4. Andar com o tanque na reserva
Se você é daqueles que faz questão de só passar no posto quando faltam 100m para acabar o combustível, fique esperto: essa vida emocionante faz mal ao seu carro. Quando o tanque fica quase vazio, os resíduos acumulados nele podem ser sugados para a injeção, levando ao entupimento dos bicos. Sim, todo carro tem filtro de combustível, mas para que facilitar, não é? Largue mão da emoção e complete o tanque quando o marcador chegar a 1/4, ao menos.

5. Acelerar antes de desligar o motor
Esse é um dos mitos do tipo "não se come leite com manga". Alguém inventou essa história um belo dia e ela ficou para a posteridade. Não há necessidade alguma de dar aquela acelerada final, já com o carro parado, antes de desligar o motor. Isso não o irá deixá-lo mais forte, mais novo, mais limpo, mais nada. Você só está queimando seu dinheiro...

6. Dirigir com a mão descansando na alavanca de câmbio
Eis aqui um hábito parente da coisa errada Nº1, no post aí de cima. E, assim como deixar o pé descansando na embragem, faz mal ao seu carro ficar com a mão sempre apoiada no alavanca do câmbio. O peso de seu braço a força para baixo, provocando desgaste prematura das engrenagens dentro da caixa. Não tem onde por a mão? Que tal deixá-la o volante, hein?

7. Sair em segunda marcha
A maioria dos carros atuais têm torque (a força do motor) suficiente para colocâ-lo em movimento mesmo em segunda marcha. Então, para que usar a primeira, né mesmo? Pois saiba que a 1ª ainda não foi abolida. Para sair em 2ª, é preciso acelerar mais na saída. Isso, além de gastar mais combustível, causa desgaste prematuro do platô da embreagem. Portanto, é só prejuízo.

8. Esquecer o afogador puxado
Essa dia é para modelos mais antigos, sem injeção eletrônica. O afogador aumenta a quantidade de combustível e ajuda o carro a dar partida. No entanto, tem seu preço: aumento do consumo; desempenho prejudicado e desgaste prematuro do escapamento.

9. Estacionar com as rodas apoiadas na guia

Você morre de medo que seu carro saia sozinho por aí quando você estaciona em uma ladeira e aí trata de colar as rodas na guia. Piiii. Errado. Essa mania causa deformação e esvaziamento dos pneus, desgaste da caixa de direção e desalinhamento. Trate de deixar o carro engatado, puxe bem o freio de mão e, se mesmo assim não tiver segurança, coloque um tijolo ou uma pedra
embaixo de uma das rodas.

10. Passar em lombadas com apenas duas rodas na diagonal

Assim como o item 5, eis um daqueles mitos surgidos ninguém sabe de onde e que um monte de gente ainda faz por aí. E sabe do mais legal? Assim como o item 5, não tem qualquer razão de ser. Não é necessário cruzar uma lombada na diagonal. Ao fazer isso, você corre o risco de furar as coifas das juntas homocinéticas e de causar torções prejudiciais ao monobloco do veículo. Apenas freie antes e, assim que as rodas da frente passarem, retome a aceleração gradualmente.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

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