Vortex Junction: a rotatória de última geração

11/09/2010 17:31

Rotatórias não funcionam muito bem em locais de tráfego pesado. Esta proposta, chamada de “Vortex Junction”, suporta diversas intersecções e muitos carros, com uma ideia simples e ao mesmo tempo genial. A solução para cruzamentos complicados, a seguir.

Rotatórias funcionam muito bem em áreas de pouco tráfego devido ao baixo número de carros simultâneos. Eliminam semáforos e permitem que os veículos fluam sem dificuldade. Quando instalados em áreas de tráfego intenso, se transformam em pesadelos. O problema nessas rotatórias, em especial as maiores, é que os motoristas estão sempre disputando  espaços nas faixas de fora, já que sempre há veículos entrando nelas, e por ser a saída de quem já está na rotatória. Este é o problema que a Vortex Junction resolve.

Na Vortex, os veículos que chegam ao cruzamento usam a pista de fora, vão para uma pista interna de saída, que conduz a uma rampa que pode ser tanto suspensa quanto subterrânea. Isso elimina o problema da briga entre os motoristas que chegam com os que querem sair. Tem ainda outros benefícios como gerenciar com eficiência diversas vias, independente do ângulo em que chegam, reduzir o número e tamanho de pontes, ao mesmo tempo em que mantém a maior parte da estrutura no chão e, comparado a algumas monstruosidades, é razoavelmente barata.

Outra vantagem é o espaço central, que pode ser aproveitado para a construção de estádios ou centros de convenção, cuja localização aumenta o fluxo de veículos. Até onde sabemos, ainda não há planos para construir esta rotatória, mas seus projetistas estão atrás de cidades e países interessados em licenciar o Vortex. Parece um bom lugar para drifts.

Fonte: www.jalopnik.com.br

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