Veja dicas de como segurar o carro na ladeira

10/03/2010 18:24

Freio de mão ajuda a manter o veículo no lugar.
O uso excessivo da embreagem pode desgastar o equipamento.

O uso correto dos freios é uma garantia para a vida longa do veículo. O freio de mão é um importante equipamento do carro e deve ser usado da maneira mais apropriada. Confira abaixo as respostas a algumas perguntas enviadas por internautas.

Devo segurar o veículo só nos pedais em uma ladeira?
- Walter João Barbosa
Essa pergunta pode ter dois entendimentos. Primeiro, em uma subida segurar o carro só na embreagem. Essa não é uma prática recomendada. Agindo desse modo o motorista desgasta a embreagem sem necessidade. Ficar muito tempo com o carro parado e o pé na embreagem, também desgasta de forma prematura o sistema, além de endurecer a embreagem com o tempo.

Segundo entendimento: encarar uma ladeira somente no freio, ou seja, sem o carro estar engatado e sem utilizar-se do freio motor. Outra prática nada recomendada, pois pode superaquecer os freios e isso faz com que se perca sua eficiência. Além disso, o carro fica desgovernado, em uma necessidade de se desviar de algum obstáculo, ou mesmo frear bruscamente.

Como funciona o freio de mão em um carro com disco em quatro rodas?
- Abner Rodrigues
Nos carros equipados com freio a disco nas quatro rodas, o freio de estacionamento ou de mão, como é mais conhecido, utiliza um mecanismo independente para travar o carro. O freio de mão só ativa as rodas traseiras, sejam elas motrizes ou não. Alguns veículos equipados com freios a disco nas rodas traseiras têm também um freio a tambor integrado ao cubo das rodas. Esse mecanismo com o tambor é ativado por cabo e serve apenas para o estacionamento. Outros modelos utilizam o próprio sistema do freio a disco, porém com um mecanismo separado. Através de uma alavanca, um ressalto é ativado ou um parafuso gira o pistão do freio que trava as rodas.

Como saber a rotação certa de cada marcha? E quando trocar?
- Camila Monteiro
Cada carro tem o giro ideal para melhor aproveitamento do motor, seja de desempenho ou economia. Ela varia de acordo com o tipo de combustível, cilindrada e por aí vai. Não existe uma regra geral, mas de qualquer modo precisamos ficar atentos aos limites de velocidade. Assim, para uma via cujo limite de velocidade é 60 km/h o mais apropriado para a maioria dos carros é acelerar a primeira até algo em torno de 2500 giros ou rpm (rotações por minuto) do motor e passar a segunda marcha. Na ocasião os giros devem cair um pouco, assim acelerar até os 2500 novamente e passar terceira, seguindo assim por diante até a quinta marcha.

Utilizando esse método pode se acelerar até em torno de 3000 rpm. A dica é mais apropriada para carros a álcool ou gasolina. Para motores a diesel as rotações são menores. Se o seu carro não tiver conta giros, pode-se basear pela velocidade também. Ao sair utilize a primeira até 15 ou 20 km/h, passe para a segunda marcha e vá até 30 km/h. Coloque a terceira e acelere até 40 km/h ou 45 km/h quando então deve ser colocada a quarta. Para utilizar a quinta marcha, o melhor é apenas após os 60 km/h, assim, você deve colocá-la apenas quando o limite de velocidade for acima dessa velocidade.

Quando devo trocar a correia dentada?
- Flaminio Prates
A durabilidade da correia dentada varia para cada carro. De acordo com os fabricantes, a substituição deve ser feita entre 40 e 50 mil quilômetros. No manual do proprietário consta o prazo correto para a substituição, mas via de regra com 40 mil quilômetros é preciso fazer ao menos uma inspeção.

Quando devo fazer a inspeção no ar-condicionado?
- Pedro Aquino
É recomendável fazer uma inspeção anual no sistema do ar-condicionado. Nesse serviço será verificado o filtro, que retém impurezas vindas do ar externo e também pode acumular fungos se não for trocado periodicamente. O nível do gás também é checado. Se ele não estiver em ordem o condicionador não vai esfriar o ambiente. Além de possíveis vazamentos.

Qual é o período que devemos verificar o fluído de freio e o óleo de câmbio?
- Wisner
O período máximo indicado pelos fabricantes para a substituição do fluido de freio é a cada 20 mil quilômetros ou dois anos. Mesmo se um automóvel não for muito utilizado é necessária a troca a fim de manter o sistema em perfeito funcionamento. Vale lembrar que o fluido pode baixar, é quando isso acontecer é preciso verificar se ocorre algum vazamento. Se não tiver irregularidade pode ser o sinal de que as pastilhas de freio estão gastas e o fluido está compensando a menor espessura da pastilha. Já o nível de óleo do câmbio precisa ser verificado numa oficina especializada entre 25 e 30 mil quilômetros. A troca completa do lubrificante deve ser feita a cada 50 mil quilômetros ou então, conforme recomendação do fabricante.

Meu carro faz um barulhinho ao virar o contato. O que é? Tem problema ligar o carro assim mesmo?
- Pedro Alencar Santos
Trata-se apenas de um mecanismo de proteção. Esse barulho ocorre porque a bomba elétrica pressuriza o sistema para entrar em funcionamento. Quando se desliga a chave do contato esse mecanismo desarma o sistema e não tem problema dar a partida com esse barulho, ou seja, antes do sistema estar pressurizado.

Coloquei pneus novos na dianteira do veículo, só que, em determina velocidade, o nível de ruído interno aumentou muito. Isto acontece por causa de os pneus novos?
- Clodoaldo Andrade
Antes de mais nada é preciso saber se foi feito o balanceamento das rodas e o alinhamento de direção. Caso não tenha sido feito um desses serviços, pode ser esse o problema. Porém, se foram feitos esses serviços, pode ser outras coisas então, como o desenho do pneu. Os pneus mais lameiros, ou seja, aqueles indicados para o uso fora-de-estrada são mais barulhentos mesmo, é uma característica desse tipo de pneu. Se não for esse o caso, pode ser algo relacionado a suspensão ou um rolamento gasto, por exemplo.

Fonte: G1

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