Será que a direção hidráulica afeta o consumo?

12/11/2010 00:15

 A resposta é sim. A direção hidráulica afeta o consumo de combustível. Tem mais... Ela também rouba um pouco de potência do motor.

 
Mas nada de entrar em pânico. A diferença entre o consumo de um modelo com direção hidráulica e o de um carro sem a direção assistida é quase imperceptível. O mesmo vale para a diferença de potência entre eles.
 
Como alguns já sabem, a direção hidráulica usa a força do motor do carro para impulsionar a bomba que alimenta o sistema. É por isso que existem essas pequenas diferenças de consumo e de potência.
 
Alguns modelos mais recentes já oferecem a opção de direção elétrica. Além de ser mais moderna, ela é mais eficiente e leve em manobras de estacionamento. O problema é que nem todos os carros contam com a direção elétrica na lista de opcionais. Infelizmente, os modelos que oferecem a direção elétrica são mais caros.
 
Para quem vai comprar carro, seja ele zero ou usado, a dica é não se preocupar muito com a influência da direção hidráulica no consumo de combustível e na potência do veículo. O conforto que a direção assistida oferece na hora de manobrar o carro acaba compensando. No caso dos carros usados, verifique se o sistema está em boas condições.
 
Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br
Voltar