Saiba o que é o chamado "flash over"

08/06/2010 13:51

Entre os problemas que podem acontecer no sistema de ignição, está o chamado "flash over". Confira abaixo detalhes sobre esse defeito.

Quando o motor falha ao acelerar, ou em baixas rotações com carga elevada, pode estar apresentando um problema conhecido como “flash over”. Ele ocorre quando a corrente elétrica atravessa a parte externa da vela de ignição, entre o pino terminal e o castelo metálico, que é a base de metal da peça.

Há diversas causas que podem levar ao efeito do flash over, como velas de ignição com desgaste acentuado nos eletrodos, uma mistura de ar/combustível pobre, principalmente quando se utiliza GNV (Gás Natural Veicular) e ponto de ignição atrasado. Outras causas são folga entre os eletrodos acima do especificado, presença de resíduo ou umidade entre a vela de ignição e o terminal de borracha e a taxa de compressão do motor elevada, ou seja, acima do especificado pelo fabricante.

O mecânico pode identificar o fenômeno do flash over por meio de um diagnóstico do estado da vela de ignição e do cabo de ignição. Riscos escuros na superfície do isolador (cerâmica da vela) e/ou riscos esbranquiçados internamente no terminal lado vela indicam a ocorrência de flash over. Neste caso, para um perfeito funcionamento do sistema, deve-se substituir cabos e velas de ignição em conjunto.

"Para evitar o flash over, a fabricante de velas NGK recomenda a manutenção preventiva das velas e do cabo de ignição. Esta é a forma mais simples, segura e econômica de manter o motor do veículo e seus componentes em bom estado de conservação e o automóvel em pleno funcionamento", ressalta Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Fonte: Auto Esporte

Voltar