Você deve fazer as trocas de óleo dentro dos limites de quilometragem estabelecidos para cada tipo de fluído. E além disso, acompanhar o nível do óleo, pois com o uso do carro ele tende a baixar, e enquanto não chega a hora de trocá-lo novamente, você deverá completar o nível.
Geralmente, os frentistas dos postos não se atentam a marca do óleo que você já utiliza, o aconselhável, é ficar sempre com a mesma marca e o tipo de óleo que você já possui no reservatório do motor. Por isso, as montadoras aconselham trocar ou completar o óleo em concessionária autorizada. Mas, se você tomar toda a cautela, é possível realizar a troca em postos de serviço ou até mesmo sozinho. É importante também, fazer a medição com o motor do carro frio, aguardar pelo menos três minutos com o carro desligado, para que todo o óleo do motor escorra para o cárter e você faça uma avaliação do nível correta.
Para saber qual é o lubrificante adequado para seu veículo consulte o “Manual do Proprietário” na seção referente a manutenção.