Prepare-se para a estrada

27/07/2011 19:25

Não é só o veículo que deve estar em ordem para viajar por aí. Motoristas e passageiros também precisam de cuidados com a saúde para evitar problemas no caminho.

O calor e o cansaço, típicos da temporada de festas e de férias de verão, podem comprometer os reflexos do motorista e deixar passageiros incomodados. Para quem vai dirigir, a dica é descansar antes de sair e fazer refeições leves para evitar o sono ao volante. Também é preciso ficar atento aos efeitos causados por alguns remédios.

Ah, uma pausa! Por falar em remédios, não se esqueça de levar os seus com você. Viagem não é desculpa para descuidar da saúde. Se puder, leve também a receita fornecida pelo médico e siga as recomendações dele. Em alguns casos muito específicos, vale a pena marcar uma consulta antes para checar se está tudo bem.

De volta à programação normal… Passageiros e motoristas devem escolher roupas leves e confortáveis para reduzir o mal estar causado pelo calor e o inchaço das pernas. Os motoristas também precisam usar calçados adequados por questões de segurança.

No caso de viagens longas, o ideal é parar para descansar a cada duas horas. O número de intervalos de descanso e o tempo de cada parada variam de um motorista para outro. Antes de sair, faça um roteiro com os locais de parada.

Em caso de sono, procure um local seguro e pare imediatamente para descansar. Essa história da mente controlar o cansaço do corpo é furada. Café e energéticos não fazem milagres e acabam dando uma falsa e perigosa sensação de disposição. Fique atento aos sinais de cansaço e respeite os seus limites.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br/

Voltar