Prepare-se para as chuvas de verão

27/11/2010 14:15

A época das chuvas ainda não começou para valer, mas você não precisa esperar ela chegar para deixar o seu carro preparado. Anote algumas dicas de quais itens verificar no possante.

 
Pneus
O bom estado de conservação dos pneus é fundamental para garantir a sua segurança ao dirigir sob chuva. Verifique se já é hora de trocá-los ou não. Lembre-se de que pneus carecas dificultam a frenagem e comprometem a estabilidade do veículo. O bom estado dos pneus ainda pode ajudá-lo a prevenir a temida aquaplanagem. Fique de olho também na calibragem deles.
 
Palhetas
Palhetas ressecadas e gastas podem deixá-lo em situação difícil. A perda de visibilidade é gritante tanto sob garoa quanto sob um temporal. Verifique o estado das suas e troque sempre que elas estiverem ressecadas, rachadas ou danificadas.
 
Limpadores de para-brisa
Não adianta nada ter palhetas novas, se o motor do limpador de para-brisa estiver com problemas. Se notar alguma diferença no funcionamento deles, vale a pena levar o carro à oficina para checar o que está acontecendo.
 
Reservatório do líquido para limpador de para-brisa
Mantenha-o sempre abastecido e, se puder, use líquidos limpadores adequados. Respeite as instruções de uso desses produtos e use sempre água limpa para preparar a solução e abastecer o reservatório. Você nunca sabe quando precisará desse recurso.
 
Esguichos
Verificar periodicamente se eles estão desobstruídos. Não adianta manter o reservatório do líquido para o limpador em ordem, se os esguichos estiverem com problemas. Caso estejam entupidos, faça a limpeza deles com cuidado. Se o problema persistir, procure ajuda profissional.
 
Sistema de ventilação forçada e ar quente
O ventilador está funcionando de maneira adequada? Se não estiver, vale a pena consertá-lo antes da época das chuvas começar. É o sistema de ventilação forçada e de ar quente que ajudarão a desembaçar os vidros do veículo.
 
Sistema de ar-condicionado
Para evitar mau cheiro e riscos à sua saúde, vale a pena verificar o estado geral do sistema. Siga as recomendações do manual do seu veículo quanto ao uso e aos cuidados de manutenção. Observe também o calendário de manutenção preventiva. O ar-condicionado ajuda e muito na hora de desembaçar os vidros.
 
Borrachas de vedação
Se o seu carro for um pouco mais antigo, confira o estado de conservação das borrachas de vedação das portas, da tampa do porta-malas e dos vidros. Se elas estiverem ressecadas ou rachadas, seu veículo poderá sofrer com infiltrações.
 
Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br
Voltar