Por que fazer a Inspeção Veicular?

11/11/2010 13:31

A cidade de São Paulo, com seus cerca de 12 milhões de habitantes, é considerada a quinta cidade mais poluída do mundo, segundo estudo elaborado pelo Centro de Informações e Pesquisa Atmosférica da Inglaterra, em uma lista das 20.

Por isso a  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) procurou estudar as causas dessa posição, e pode constatar a capital paulistana recebe anualmente uma carga de quase 3 milhões de toneladas de poluentes, graças a tal fato ocupando o quinto lugar.

Um dos principais emissores são os carros, poluindo de forma intensa, principalmente com um frota aproximada de 6 milhões de veículos. Acredita-se que desses 6 milhões de veículos sejam lançados 70% dos poluentes que comprometem a qualidade do ar, e esse número pode atingir 90% se considerarmos apenas a emissão de monóxido de carbono.

Esses são números preocupantes, e por isso um grupo de médicos, técnicos da área de poluição, ambientalistas, entre outros defendem um programa de inspeção veicular como uma medida positiva. A empresa responsável pela inspeção é a Controlar.

O Programa de Inspeção Ambiental Veicular em São Paulo foi iniciado em 2008, e coloca a cidade no grupo daquelas que adotaram um sistema que busque a melhoria na qualidade do ar,e assim melhorando a saúde de seus habitantes.

A inspeção deve ser feita em todos os veículos registradosno Município de São Paulo, a partir do segundo licenciamento, por isso não só carros mas também motos, ônibus e camihões devem comparecer.

Nesses quase dois anos o número de reclamações do serviço foi grande, pelo fato de muitos serem reprovados e pelas taxas consideradas abusivas por muitos.  Porém, mesmo com alto número de queixas, o plano é estender tal ação para o resto do país.

A iniciativa de buscar uma melhoria na qualidade do ar que respiramos foi ótima, porém o encaminhamento da inspeção pode não estar sendo feito de uma forma que agrade. Basta esperar e ver se haverão mudanças ou não.

Fonte: Blog Dirigindo Seguro

Voltar