Pneus mais largos gastam mais combustível?

11/09/2010 17:47

É provável que você nunca tenha se preocupado com a relação entre largura do pneu e consumo de combustível. Afinal, a grande maioria dos homens (e algumas mulheres, claro) adoram o visual mais esportivo dos pneus mais largos, e muita gente gasta uma bela grana para equipar seu possante com eles.

Então fique por dentro: sim, pneus mais largos gastam mais. Afinal, quanto maior a área de contato com o solo, maior a resistência ao rolamento. A inércia é maior e isso vai fazer com que o veículo tenha de fazer mais força para movimentar o conjunto inicialmente, gerando mais energia e, com isso, gastando mais combustível.

Um pouco de matemática como exemplo. Para fazer um pneu 165/70R13 rodar, é necessário 15 kgf (quilogramas-força) por tonelada (15 quilos para girar uma tonelada).

Já para o pneu 145/80R13 , esse número é de 14kg/f por tonelada. Logo, é simples: o veículo vai gastar mais para se mover com o 165 do que com o 145.

Mas quanto a mais? Bem, aí entram outras variáveis, como o trajeto, o trânsito, o desgaste dos pneus, estilo de dirigir etc.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar