Motor de Arranque: identificando problemas

11/11/2010 13:50

Para que o motor do seu carro comece a funcionar, é necessária muita força para vencer a compressão dos cilindros. O motor de partida dos carros serve, basicamente, para impulsionar o  motor quando esta ainda está parado. Como esta peça funciona apenas por alguns segundos durante a partida e, depois, não é mais utilizado, pode-se dizer que é um componente de baixíssima manutenção e alta durabilidade, principalmente em carros novos. Porém, também podem apresentar defeitos que, em geral, estão ligados à má utilização.

Entre as situações mais comuns que geram danos ao motor de arranque, estão as seguintes:

  1. Insistência em manter o motor de partida funcionando quando o motor não pega.
  2. Acionamento do motor de arranque quando o motor já está funcionando.

Quando é necessário que o motor de partida mantenha-se acionado por mais de 10 segundos, significa que há algum problema dificultando a ignição do motor principal do carro. Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes internos, principalmente o induzido. Geralmente, estes problemas podem estar ligados ao combustível (ou a falta dele), bobinas de ignição ou velas de ignição.

É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes na sua carcaça, causando mal contato dos componentes.

Alguns sintomas podem ser identificados pelo motorista, antes de levar o carro ao mecânico para a reparação:

  1. Se você ouvir muitos estalos rápidos durante a partida, indica que o impulsor (também conhecido como “Eixo-Bendix”) está desgastado.
  2. Se você ouvir um zunido forte, indica que o motor de partida esta girando solto, sem engatar no volante do motor. Possivelmente, a chave magnética não está acionando o pinhão.
  3. Se ao acionar a chave e nenhum ruído acontecer, indica problemas na bateria ou nas escovas.

Estes são os sintomas mais comuns de defeitos envolvendo o motor de arranque. A remoção do motor de arranque deve ser feita pelo seu mecânico, pois não é tão simples assim. Em alguns modelos de carros, como o Fiat Tempra, é necessário remover a suspensão dianteira antes de retirar o motor de partida, que é fixado na parte externa do motor, onde ficará em contato com o volante do motor ao ser acionado.

 

Testando o motor de arranque.
Antes de condenar o motor de partida, o seu mecânico deverá verificar alguns pontos importantes como:

  1. Bateria: verificar a tensão, limpeza dos terminais, cabos e algum possível mal contato.
  2. Acionamento do Pinhão: ao acionar a chave magnética deverá ser escutado um estalo, indicando que o pinhão foi acionado corretamente.
  3. Fios: verificar se o isolamento dos fios (geralmente em verniz) não tem falhas, podendo causar algum curto-circuito.
  4. Relés e fusíveis da caixa de fusíveis.
  5. Escovas: o desgaste natural das escovas que acionam o induzido podem impedir que o motor de partida funcione.
  6. Pinhão: se os dentes do pinhão estiverem desgastados é possível que os dentes do volante também podem estar, causando um ruído característico. Conforme o estrago, ambos precisarão ser substituídos.

Caso tenha que substituir algum componente, verifique com seu mecânico a viabilidade de trocar todo o motor de arranque. Alguns fabricantes, como a Bosch, fornecem o motor de partida remanufaturado pela própria fábrica, com garantia. Como é um componente de baixa manutenção o benefício de trocá-lo integralmente pode valer pena, além de ser um procedimento mais rápido de executar, eliminado a possibilidade de falhas na troca de algum dos componentes internos.

Fonte: Motor S/A
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