Mitos e verdades sobre os pneus

08/03/2010 19:04

Conheça hoje alguns mitos, verdades e dicas para a manutenção dos pneus:

Desgaste: A principal recomendação dos especialistas é a verificação do TWI (Tread Wear Indicators). Esta simpática sigla nada mais é que o indicador de desgaste da banda de rodagem, que aparece no início dos sulcos dos pneus.

O limite de segurança é de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, ou seja, quando o TWI se nivela com a banda é hora de trocar o pneu. A “não-troca” pode resultar em multa ao proprietário do veículo;

Pressão: As pressões devem ser verificadas semanalmente, ou no máximo, a cada 15 dias, com os níveis determinados no manual do proprietário, sempre cumprindo aquela orientação de calibrar o carro com os pneus frios.

Troca e rodízio: Na hora da troca, deve-se manter pneus da mesma marca em um único eixo. Você também deve trocar os pneus quando sinais de danos e/ou avarias acidentais — cortes, avarias, bolhas — aparecerem. Ou depois de rodar com baixa pressão de calibragem ou sobrecarga e sofrer algum dano.

O rodízio de pneus é importante. A cada 5 mil km, recomenda-se passar os pneus traseiros para frente e vice-versa. Esta medida serve para equalizar o desgaste.

Fonte: UOL

Voltar