Mais fatos & curiosidades sobre a Nascar

11/09/2010 18:35

Os carros da Nascar mudaram um bocado desde que a primeira prova, em 1948, foi vencida por Red Byron, a bordo de um Ford 1939 modificado. Hoje, os carros da categoria são coloridos, repletos de patrocínios, aerodinâmicos e rápidos.

Veja mais alguns fatos interessantes sobre a Nascar:

1. Se no começo da categoria era possível torcer por carros de nove fabricantes, hoje em dia somente Dodge, Chevrolet, Ford e Toyota (sem recall) permanecem na Nascar. Por que será que as outras não participam? Medinho?

2. Empurrados por motores de inacreditáveis 750cv e chegando a velocidades acima de 320 km/h, além de várias modificações estruturais de segurança, os carros de competição atuais têm muito pouco de "stock" (o conceito referia-se a carros de passeio modificados para corridas). Não adianta procurar na concessionária mais próxima.

3. A estrutura de um Nascar é feita para oferecer a máxima segurança possível aos pilotos. A cabine é repleta de tubos de aço com diâmetros diversos. Cada qual tem sua função – até quebrar-se em caso de impacto para absorver a energia e proteger o motorista.

4. As carrocerias dos carros é feita a mão (sim, nada de robôs das linhas de produção) com chapas de metal. A Nascar dá as ordens sobre o design dos veículos (o shape, para os íntimos) e todos eles são feitos com base em moldes e plantas fornecidos pela organização.

5. Para chega a essas velocidades incríveis, o motor de um Nascar é bem maior que o de um carrão comum, mesmo um de luxo. Por exemplo, a Dodge usa um motor de 5,8 litros que gera 750 cavalos. São uns 10 Palios 1.0 enfileirados, só para se ter uma ideia.

6. Em 2007, a Nascar lançou o projeto "Carro do Amanhã" em sua categoria principal, a Copa Nextel. Esse layout trouxe uma série de melhorias de segurança, incluindo um tanque de gasolina mais resistente para prevenir incêndios em caso de acidentes. E, como você sabe, batida é que o não falta na Nascar...

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar