Dodge Charger

21/06/2010 19:24

Lançado em 1966, o Charger era um autêntico musclercar. Baseado no sedan Coronet, o modelo era vendido em cinco motorizações todas com o classico V8, a mais básica contava com um motor V8 5.2 L de 230 CV, já a top de linha, HEMI, trazia debaixo do capô um propulsor 7 litros capaz de desenvolver 425 cavalos de potência.

 

Três anos o modelo ganhou um nova opção de motorização, V6 3.7 L de 375 CV. Já o design do Dodge Charger era bastante chamativo, o modelo trazia como suas fortes características o capô alongado e traseira curta, o teto era extremamente baixo e as colunas traseiras alargadas, os seus fárois ficavam escondidos. Em fim um legítimo coupe americano. Em 1969, o modelo passou por uma leve reestilização, a principal mudança foi na parte frontal que agora contava com a grade dividida.

O Charger também participou da Nascar, uma da categorias mais famosas do automobilismo, o musclercar recebeu uma série de mudanças aerodinâmicas com a instalação de um aerofólio traseiro e os fárois foram cobertos, destaque também para o enorme aerofólio traseiro. A versão especial era capaz de chegar aos 320 km/h, uma marca que até hoje é bastante impressionante. Por último a série ganhou uma edição especial de rua com produção limitada a 505 exemplares. E aproveitando o sucesso desta versão a Plymouth, decidiu lançar uma versão de rua, batizada de Plymouth Superbird. Este foi um sucesso.

Em 1971, o modelo ganhou uma nova geração, porém devido a crise do petróleo no Oriente Médio, os consumidores americanos começaram a preferir modelos mais econômicos e as vendas do Dodge Charger, foram decaíndo e decaíndo, até que em 1978 ano em que deixou de ser produzido em série.

Semelhante ao que ocorreu com o Chevy Impalla, o Dodge Charger atualmente apenas empresta o seu nome para um sedan que pouco lembra o antigo musclercar. Ele foi lançado em 2006, ele não é um sucesso de vendas nos EUA, atualmente ele corre na Nascar.

Fonte: encontracarros.com

Voltar