De onde vem a palavra pneu?

11/09/2010 18:26

Vamos falar de algumas curiosidades sobre o pneu.

Comecemos pela origem da palavra. O termo "pneu" vem da Grécia antiga (assim como uma infinidade de coisas em nossa língua). Os gregos usavam o termo pneuma com os significados de sopro, vento ou ar. A partir daí, nasceu pneumatikós, que queria dizer relativo ao sopro, ao ar, à respiração.

Os romanos antigos invadiram tudo e tomaram a palavra "emprestada", passando a grafá-la pneumáticus em seu idioma, o latim (aquele que seus pais estudaram na escola). Da Roma antiga, a palavra se estendeu às chamadas línguas latinas, como francês, italiano, espanhol e português.

Foi por influência do francês que passamos a usar o termo com o significado atual. Em 1895, dicionários franceses já registravam a palavra pneu – grafada exatamente da mesma forma como a usamos em português – com o significado de ‘revestimento de borracha inflado por ar comprimido, usado nas rodas de veículos’.

Como ocorre com tantas outras palavras, o termo acabou tornando-se também uma gíria e ganhando novos usos e significados, nascidos não se sabe bem como. São duas as principais formas de uso de pneu como gíria.

A primeira delas é a mais conhecida, tendo se tornado popular nos últimos anos a ponto de ser registrada até mesmo no Dicionário Houaiss, o mais completo no Brasil. A explicação dada no dicionário não é novidade para a maioria: pneu pode ser usado com o significado de gordura excessiva que se localiza na cintura. Empregar a palavra com esse sentido – muitas vezes no diminutivo pneuzinho – é tão comum que se pode dizer que não a conhecer é quase tão difícil quanto ter uma barriga sarada, sem nenhum pneu. Como em quase todas as gírias, é difícil saber onde nasceu esse uso.

Uma das explicações mais prováveis é que a ideia veio das pessoas que saem para nadar com uma bóia feita de câmara de ar em volta da cintura. Afinal, o formato que a cintura da pessoa assume quando está com a câmara é semelhante ao de quem tem sobras de gordura na região abdominal, o famos excesso de gostosura.

Outro uso, praticamente restrito aos praticantes de tênis, é de pneu como um símbolo do zero no placar. Entre os tenistas, quando um jogador perde um set por 6/0 diz-se que ele levou um pneu. Caso perca o set seguinte pelo mesmo placar, diz-se que ele ganhou uma bicicleta, por causa dos dois pneus. Ou seja, entrar na quadra a pé e sair de bicicleta é um tremendo mau negócio.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

 

Voltar