Cuide bem de seus pneus

11/09/2010 18:10

Os hábitos e costumes de cada motorista ao volante têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus. Veja alguns hábitos ruins que muita gente comete.

* Alta velocidade (acima de limite recomendado). Ela proporciona um flexionamento excessivo da carcaça, o que provoca um superaquecimento dos pneus, incrementando o desgaste da banda de rodagem.

* Curvas em velocidade. Esta situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro deles. Lembre-se: seu carro não é um Fórmula 1.

* Freadas ou arrancadas bruscas. Brincar de Velozes e Furiosos favorece o desgaste irregular e acelerado da banda de rodagem do pneu.

* Subir ou descer em guias de calçada, em acostamentos ou outros desníveis acentuados. Este hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem e quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros. Nem sempre estes problemas aparecem de imediato, às vezes demoram algum tempo. Se seu estilo de dirigir for tipo off-road, pode levar ao estouro do pneu. Aí não adianta chorar.

* Raspar os pneus no meio-fio. O atrito violento ou repetido entre o costado do pneu e o meio-fio pode provocar separações e arrancamentos nessa área. Portanto, mais cuidado ao estacionar!

* Andar com o pneu muito acima ou abaixo da calibragem recomendada. Isso provoca desgaste irregular na banda de rodagem, porque o pneu não fica com a área ideal em contato com o chão.

E aí? Você costuma fazer alguns desses? Imaginamos que não, né:? ;)

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar