Cuidados para viajar com o seu bicho de estimação

27/07/2011 19:08

Vai levar o totó ou o bichano com você? Então não se esqueça de usar as caixas de transporte e os cintos de segurança adequados ao tamanho do bichinho.

Transportar animais não é proibido, mas existem regras que, se não forem cumpridas, podem render multa e pontos na carteira do motorista.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido ao motorista transportar animal no colo e à sua esquerda. A lei também prevê multa se o bicho, seja ele cão, gato ou qualquer outro animal, estiver solto dentro do carro, tirando a atenção do motorista.

O ideal é transportar os animais em caixas apropriadas ou com cintos especiais de segurança, ambos vendidos em pet shops e lojas especializadas.

Além da segurança, o transporte de animais também requer atenção especial com o estado de saúde do bichinho. Antes de pegar estrada, se for possível, leve o animal ao veterinário para verificar se está tudo bem.

Alguns cães e gatos podem ficar enjoados em viagens mais longas. Converse com o veterinário para saber se há algum medicamento capaz de amenizar o mal estar do seu animal de estimação. O profissional também poderá orientá-lo sobre os cuidados com a alimentação do bichinho durante a jornada.

Leve água e ração sempre e tenha elas sempre à mão. Infelizmente, você pode ficar preso em um congestionamento na estrada.

Se a viagem for muito longa, faça paradas de descanso e tire o animal do carro para que ele possa andar um pouquinho e ir ao banheiro.

Para encerrar, fique de olho na combinação crianças + bichos de estimação. Oriente os pequenos que, dentro do carro, não é o lugar para brincar com o animalzinho e que todos devem usar os dispositivos de segurança, como as cadeirinhas infantis, os cintos e as caixas de transporte para os pets.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br/

Voltar