Caminhos perigosos

11/09/2010 17:27

Uma lista com dez das estradas mais sinuosas do mundo. A maioria são pistas construídas em encostas, paredão de um lado e desfiladeiro do outro - cenários perfeitos para drifts à beira do abismo.

1- Passo dello Stelvio, Itália

Construída em 1820, é a estrada mais alta da região, a 2757 metros. As 60 curvas que serpenteiam os Alpes Orientais formam uma aventura inesquecível para os motoristas.

Passo dello Stelvio

2- Lombard Street, São Francisco

O trecho entre as ruas Hyde e Leavenworth é um tremendo ziguezague turístico com velocidade máxima limitada a 8 km/h.

3- Trollstigen, Noruega

A estrada possui mirantes, cachoeiras e paredões rochosos. Numa sequência de onze curvas na encosta mais íngreme, ela chega a ter 9% de inclinação. Em 2005, 10 milhões de coroas norueguesas foram gastas em uma reforma para evitar deslizamentos.

4- Mauna Kea, Havaí

Se você alugar um carro no Havaí, provavelmente terá que assinar um contrato que o proíbe de dirigir por essa estrada feita nas alturas, que leva a um dos observatórios mais importantes do mundo. Na montanha de Mauna Kea, onde foi construída, ainda há dois vulcões, um deles o maior vulcão ativo do mundo, com 4.169 metros.

mauna kea

5- Camino a los Yungas, Bolívia

Já célebre nos blogs da internet, é também conhecida como camino de la muerte (estrada da morte). Cheia de caminhões, a estrada não tem nem 3 metros de largura e, ainda por cima, é mão-dupla. As cachoeiras da região, que proporcionam uma bela vista, acabam molhando a pista e causando infiltrações.

6- Grimselpass, Suiça

A 2.165 metros de altura, a Grimselpass fica nos Alpes Suíços. Construída em 1890, tem vistas incríveis. Passa próximo de vários lagos e pelo Grimsel Test Site, onde são realizados estudos com lixo radioativo.

7- Highway 1, Califórnia

Uma das mais lindas do mundo, percorre boa parte do litoral da Califórnia, sobre as encostas rochosas do Oceano Pacífico. Não é perigosa, mas vertiginosa: tem 33 pontes como essa aí embaixo, num percurso de mais de mil quilômetros.

8- Iroha-Zaka, Japão

Dá pra ver porque os japoneses gostam tanto de drift. Esta pista sinuosa com 48 curvas apareceu no mangá de corrida Initial D. O jogo inspirado nesta história também te permite descer a toda velocidade a Iroha-Zaka (Montanha Iroha). É um local importante da história japonesa, pois os monges budistas atravessavam este caminho para ir em peregrinação até o lago Chuzenji.

Iroha-Zaka

9- Hãna Highway, Maui

Cercada por cachoeiras e paisagens estonteantes, a estrada de 109 km liga Kahului a Hãna. São impressionantes 600 curvas e cerca de 60 pontes, muitas delas construídas em 1910 e ainda em funcionamento. É preciso andar devagar por lá, pois é muito estreita e sinuosa, podendo levar três horas para atravessar toda sua extensão.

10- Milford Road, Nova Zelândia

Com 119 km, é a mais perigosa da Nova Zelandia, registrando uma taxa de acidentes 65% maior que o restante das estradas do país. Durante o inverno há grandes riscos de avalanches e deslizamentos de pedras, principalmente na entrada do túnel Homer.

Milford Road

Fonte: www.jalopnik.com.br

Voltar