Calibragem sem segredos - Parte II

11/09/2010 18:45

Baixas calibragens são indicadas em terrenos onde você precisa de tração, como na lama, areia e subidas de pedras lisas, pois diminui o risco de patinar.

O pneu com pouco ar possui uma área de contato maior com o solo, o que irá aumentar a tração. Por isso, diz-se que o pneu quase vazio "agarra mais". No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com a baixa pressão.

A calibragem bem abaixo do normal pode provocar o chamado "destalonamento", que nada mais é que o pneu soltar-se da roda – quanto maior a velocidade, maior o perigo. Além disso, ele pode sofrer cortes nas laterais, perder toda a pressão (aí não serve para mais nada) ou ter a câmara de ar danificada. Outro acidente comum nesse tipo de pneu é a rotação da câmara e a degola do seu bico pela roda. A técnica deve ser usada com muita cautela em terrenos pedregosos e travessias de rios, pois pedras podem cortar as laterais do pneu.

A pressão abaixo da normal também dificulta a dirigibilidade – você sente a direçao mais dura. Além disso, sobrecarrega o sistema de direção hidráulica. Jamais rode no asfalto com pneus murchos. A calibragem deve aumentar junto com a velocidade e o peso.

Após passar por uma situação que exige a baixa pressão, pare em um posto ou use uma bomba portátil para enchê-los de novo.

Outra dica importante: após usar baixas pressões com pneus sem câmara em trilhas arenosas ou cheias de lama, desmonte tudo e limpe os aros assim que possível. É porque o acúmulo de lama, areia e sujeira entre o talão do pneu e a roda pode causar vazamentos.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

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