BMW Z4

08/03/2010 13:03

O BMW Z4 de “entrada”, o sDrive23i, tem motor de seis cilindros em linha de 2,5 litros com 204 cv a 6.200 rpm e torque de 250 Nm a 2.950 rpm. Com ele, o Z4 atinge 242 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 6,6 s. O topo de linha, o sDrive35i, também usa um motor de seis cilindros em linha, tradicional da marca, mas com a ajuda de turbos gêmeos e 3 litros. Isso o leva a 306 cv a 5.800 rpm e 400 Nm de 1.300 rpm a 5.000 rpm. O desempenho é pouca coisa diferente em termos de velocidade final devido à limitação eletrônica a 250 km/h, mas a aceleração é muito melhor: 5,2 s, com 5,1 s se o câmbio for de dupla embreagem.

A nova geração do roadster BMW Z4 foi bastante antecipada. Até a maior novidade do E89, nome sob o qual ele foi desenvolvido (e é conhecido pelos apaixonados pela marca), já havia sido revelada: trata-se to teto rígido retrátil, que converte o roadster em um cupê cabriolet. O tempo que a transformação leva é de 20 s e tudo acontece de modo automático, com o mero toque de um botão.



Como todo roadster, o novo Z4 se distingue por um grande entreeixos, capô longo, arcos de roda grandes e balanços dianteiro e traseiro bem pequenos. A distribuição de peso, perfeita, é de 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro, também responsável pela tração. É a promessa de um comportamento dinâmico exemplar, tradição nos veículos da BMW, por mais que os modelos mais recentes venham se rendendo à suavidade que os norte-americanos exigem para seus veículos.

O Z4 vem, de série, com uma manual de seis velocidades. Para a versão sDrive35i, é oferecida a caixa de câmbio mais econômica e rápida do mundo. Com duas embreagens e sete marchas, as trocas de marcha acontecem sem interrupções na transmissão de força às rodas, o que torna a condução mais rápida. Como se trata de um câmbio manual, ainda que automatizado, o consumo de combustível também é muito mais baixo que o de uma transmissão automática com conversor de torque.

O novo Z4 tem 4,24 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,29 m de altura e 2,50 m de entreeixos. O porta-malas, com a capota recolhida, é de 180 l, o tamanho do porta-malas do antigo Ford Ka, algo que aumenta bastante com a capota cobrindo a cabeça dos ocupantes do Z4. Neste caso, ele chega a 310 l, até mais do que o necessário para a bagagem de seu passageiro e seu motorista.

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