BMW M6

09/03/2010 19:32

O cupê esportivo BMW M6 volta ao mercado depois de mais de 15 anos de ausência. Mas todo esse tempo valeu a pena, já que essa versão renovada beira a perfeição. Além do fôlego de sobra, o carro conta com nível de sofisticação invejável, a ponto de vir com sistema de lubrificação controlado eletronicamente, capaz de direcionar mais óleo para partes estratégicas do motor quando a força lateral for acima de 0,6g. A novidade da marca alemã começará a ser vendida no mercado europeu apenas no fim de 2005 e deverá brilhar no Salão de Frankfurt (Alemanha) em setembro.

Em relação ao Série 6, o novo M6 tem como novidades apenas alguns detalhes estéticos. Entre os quais estão as entradas de ar mais largas na frente para refrigerar os freios e o endiabrado V10 5.0, o mesmo propulsor do sedã M5, com seus 507 cavalos. O torque máximo de 53 kgfm é atingido a 6.100 rpm, mas a partir de 3.500 rpm já estão disponíveis 45,9 kgfm. Detalhe: a faixa vermelha do contagiros começa nos 8.250 rpm. Segundo a marca alemã, o M6 acelera de 0 a 100 km/h em meros 4,5 segundos e atinge 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente. Sem o limitador, o carro poderia ultrapassar facilmente os 300 km/h. E nessa velocidade o motorista não precisaria tirar os olhos da pista, já que as principais informações da instrumentação podem ser projetadas no pára-brisa.

Na parte aerodinâmica foram incluídos defletores de ar laterais, traseiros e dianteiros. Ainda para otimizar o comportamento dinâmico, várias partes do M6 são de alumínio, inclusive da suspensão, cuja geometria foi modificada. Com isso, a equipe de engenheiros da BMW conseguiu chegar ao peso final de 1.710 kg com uso também de material termoplástico SMC (Sheet Moulding Compound) e fibra de carbono. Capô e portas são de alumínio, mas peças como a tampa do porta-malas são de SMC. As rodas de 19 polegadas são feitas de alumínio forjado e também contribuem com a leveza do carro. No eixo dianteiro os pneus são 255/40ZR e no traseiro 285/35ZR.

Além de leve, o novo esportivo esbanja sofisticação. O câmbio seqüencial de sete marchas SMG é capaz de fazer as trocas em frações de segundo, rapidez que é acompanhada pelos sistemas de direção e suspensão eletrônicos. Para completar o visual agressivo do M6, há quatro saídas de escape e rodas de aro 19, cobertas por pára-lamas mais largos. As cores exclusivas da carroceria homenageiam os principais autódromos do mundo, inclusive o de Interlagos, em São Paulo, com a cor Azul Interlagos. Dos Estados Unidos foram lembrados os circuitos de Indianápolis (Vermelho Indianápolis) e Portland (Marrom Portland).

Voltar