Balanceamento

11/09/2010 18:23
O balanceamento é o equilíbrio do conjunto pneu/roda, com o uso de contra-pesos na roda. Uma roda desbalanceada oscila e vibra, tornando a direção desconfortável e acabando com a vida útil do conjunto pneu/suspensão (o que inclui amortecedores, rolamentos, pivôs de suspensão e terminais de direção). 
Uma diferença de massa de apenas 50g no pneu produz algo em torno de 40kg de força como o carro a 70 km/h. Esse desbalanceamento pode ser provocado por variações de densidade do material, aro descentralizado ou desgaste irregular do pneu, principalmente depois de freadas bruscas com travamento de roda.
 
O balanceamento ideal tem de ser estático e dinâmico. O desequilíbrio estático indica desigualdade nas massas ao redor do eixo, o que faz as rodas "saltitarem" e o volante vibrar verticalmente. O dinâmico corrige as massas ao longo do eixo e acaba com oscilações laterais (o volante treme para os lados).
 
Quando você deve levar o carro para um balanceamento?
* a cada 10 000 km em média
* a cada troca de pneus
* por ocasião do rodízio de pneus
* ao primeiro sinal de vibração no volante ou desgaste irregular da banda de rodagem
* após ter efetuado reparo no pneu ou na câmara de ar
 
E lembre-se: o balanceamento deve ser feito nas quatro rodas, sempre.
 
Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br
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