Aquaplanagem sem mistérios (e sem riscos!)

11/09/2010 17:55

Quase todo motorista já passou pela assustadora situação de dirigir na estrada sob chuva e, de repente, sentir que o carro está "esquiando". Esse efeito é a aquaplanagem – o deslizamento do veículo sobre uma lâmina d'água, o que pode levar à completa perda de controle do automóvel e até a um acidente. O fenômeno é mais comum em alta velocidade,  mas pode ocorrer mesmo devagar caso seus pneus estejam gastos (o popular "carecas") ou com sulcos pouco profundos.

Mas o que fazer para evitar que isso aconteça e como agir caso seu carro aquaplane na estrada? A primeira regra, como se sabe, é: NUNCA pise nos freios. Dito isto, eis algumas outras dicas espertas:

1. Siga a lei: os pneus devem ser substituídos quando os sulcos tiverem menos de 2mm de espessura. Como medir? Eles costumam trazer um indicador em relevo de desgaste. Se você não encontrar, há um truque antigo já bem divulgado por aí: coloque um fósforo no sulco. A cabeça dele deve sumir inteira.

2. Fique de olho na calibragem. A pressão insuficiente tende a fechar os sulcos e atrapalha o escoamento da água.

3. Ao dirigir sob chuva, observe pelos retrovisores as marcas no asfalto. Se o automóvel não estiver deixando uma trilha, diminua a velocidade já.

4. Tal como eles fazem na F1, tente seguir a trilha feita pelos carros à frente, aproveitando que eles deram uma limpada na água.

5. Agora, o mais importante. Em uma aquaplanagem, nada de movimentos bruscos. Segure firme o volante para tentar manter o veículo em linha reta. Tire o pé do acelerador, pise na embreagem para ficar em ponto nulo (e ao mesmo tempo estar pronto para a retomada) e espere retomar o controle do volante para então, se necessário, frear suavemente. Fazendo isso, o carro começa a retomar a direção e a lâmina de água trabalha a favor da diminuição da velocidade. Só retome a aceleração quando o carro retomar a direção.

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar