Ande em linha!

11/09/2010 18:12

Você é um daqueles que nunca parou para pensar para que serve o alinhamento? Pois aqui vai uma breve explicação da importância dele para seu carro.

Ao serem fabricados, os veículos têm suas rodas colocadas na posição correta de alinhamento, respeitando a máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e esterção (as voltas no volante, para curvas e manobras). Qualquer mudança nessa posição, motivada por impactos (buracos, meio-fio etc) e pela constante trepidação, frequentemente resulta em desalinhamento das rodas ou outras irregularidades mecânicas que levam ao desgaste excessivo e anormal dos pneus.

O desgaste acelerado e irregular do pneu é, em grande parte, provocado pelas más condições mecânicas do veículo. O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do veículo têm influência nisso. Por isso, além de dirigir com cuidado, evitando os vícios ao volante, e cuidando da calibragem, outra coisa importante a se fazer é ficar de olho no alinhamento do carro.

Mas quando fazer o alinhamento? Fique esperto:
* a cada 5000 km
* a cada troca de pneus
* quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
* desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
* trepidação das rodas dianteiras
* vibração do carro
* volante duro
* o carro puxa para os lados quando o motorista larga o volante
* o carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
* após passar por um buraco ou obstáculo fora do normal (sabe aquela pancada em um buraco quando você está em alta velocidade? Pois é, acaba com o alinhamento).

Fonte: https://goodyear.jalopnik.com.br

Voltar